Na primeira parte sobre o campo harmônico, vimos que ele é composto de tríades maiores, menores e diminutas. Contudo, é importante lembrar agora, que todos os acordes gerados pela escala, possuem notas da escala.
Neste sentido, em uma escala de Dó maior em que todas as notas são naturais, os acordes devem ser compostos com notas naturais também, mesmo os acordes dissonantes que veremos nesta parte.
Denominação dos acordes
Cada acorde dentro do campo harmônico possui um nome que corresponde ao seu grau:
Acorde de primeiro grau: Tônica
Acorde de segundo grau: supertônica
Acorde de terceiro grau: Mediante
Acorde de quarto grau: Subdominante
Acorde de quinto grau: Dominante
Acorde de sexto grau: Superdominante
Acorde de sétimo grau: Sensível
Tríades na escala maior e menor
Escala de dó maior:
SOL LA SI DO RÉ MI FA
MI FA SOL LA SI DO RÉ
DO RÉ MI FA SOL LA SI
I II III IV V VI VII
C Dm Em F G Am Bm5-/7
Escala de Lá menor harmônica
MI FA SOL# LA SI DO RÉ
DO RÉ MI FA SOL# LA SI
LA SI DO RÉ MI FA SOL#
I II III IV V VI VII
Am Bm5-/7 C5+ Dm E F G#º
Acordes dissonantes nos dois campos-harmônicos:
Bm5-/7: acorde de si menor com quinta diminuta e sétima menor, também chamado de acorde de si meio diminuto.
C5 +: Acorde de dó maior com quinta aumentada.
G#°: Acorde de sol sustenido diminuto
Campo harmônico maior - três tipos de tríades
Basicamente, os campos-harmônicos que vimos até aqui são formados por tríades, ou seja, um grupo de três notas formado por terças superpostas. Contudo, dentro do CH maior existem três tríades maiores, três tríades menores e uma diminuta.
No entanto, para saber a diferença entre elas, explicaremos pelos exemplos abaixo os três tipos de tríade.
Tríade maior
1. DO - - terça maior - - MI - - terça menor - - SOL: Acorde de dó maior.
- Podemos entender que o acorde maior é formado primeiro por uma terça maior e depois por uma terça menor.
Tríade menor
2. RÉ - - terça menor - - FA - - terça maior - - LÁ: Acorde de ré menor
- Podemos entender que o acorde menor é formado primeiro por uma terça menor e depois por uma terça maior.
Tríade diminuta
3. SI - - terça menor - - RÉ - - terça menor - - FÁ: Acorde de si diminuto
- No acorde diminuto existe a formação de uma terça menor e depois, outra terça menor.
Campo harmônico menor - quatro tipos de tríade
O campo harmônico menor possui duas tríades menores, duas tríades maiores, duas tríades diminutas, e uma tríade aumentada.
Exemplos:
Tríade menor
1- LA - - terça menor - - DO - - terça maior - - MI: Acorde de lá menor
- O acorde menor tem primeiro a terça menor e depois a terça maior
Tríade diminuta
2- SI - - terça menor - - RÉ - - terça menor - - FÁ: Acorde de si diminuto.
- O acorde de si diminuto tem duas terças menores
Tríade aumentada
3- DO - - terça maior - - MI - - terça maior - - SOL#: Acorde de dó aumentado
- O acorde aumentado tem duas terças maiores
Tríade maior
4- FA - - terça maior - - LA - - terça menor - - DO: Acorde de fá maior
- O acorde maior tem uma terça maior e depois uma terça menor.
Tétrades
O campo harmônico também pode ser formado por tétrades, ou seja, quatro notas em terças superpostas. Contudo, quando estudamos as tétrades estamos no terreno dos acordes dissonantes.
Quando ouvimos a palavra dissonante a princípio ela nos passa alguma característica negativa, pois seu nome vem de destoar, ou seja, parece algo que vai estragar a música.
Contudo, a dissonância tem a função de enriquecer a música e reforçar a função de cada acorde na música. Vale lembrar que em uma sequência de acordes (sequência harmônica), cada acorde possui uma função.
Neste sentido, alguns acordes tem função de repouso, outros de movimento e outros de preparação. No entanto, a parte da função de cada acorde pertence à teoria da harmonia.
Tétrades do campo harmônico de dó maior
As tétrades são geradas com a adição de outra terça superposta. Vale lembrar que para se achar uma terça sobre uma determinada nota é só pular uma nota na ordem da escala:
Ex. DO RÉ MI FA SOL LÁ SI DÓ RÉ MI FA SOL LÁ SI ...
Campo harmônico:
SI DO RÉ MI FA SOL LA
SOL LA SI DO RÉ MI FA
MI FA SOL LA SI DO RÉ
DO RÉ MI FA SOL LA SI
C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm5-/7
Nomes:
C7 +: Dó maior com sétima maior, a última terça superposta (sol-si) é maior, por isso a sétima é maior.
Dm7: Ré menor com sétima menor, a última terça superposta (la-do) é menor, por isso a sétima é menor
Em7: Mi menor com sétima menor, a última terça superposta (si-ré) é menor, por isso a sétima é menor.
F7 +: Fá maior com sétima maior, a última terça superposta (do-mi), é maior, por isso a sétima é maior.
G7: Sol maior com sétima menor, a última terça superposta (ré-fá) é menor, por isso a sétima é menor
Am7: Lá menor com sétima menor, a última terça superposta (mi-sol) é menor, por isso a sétima é menor.
Bm5-/7: Si menor com sétima menor e quinta diminuta. Este acorde é chamado também de meio diminuto, porque a última terça superposta é maior. Porém, para ser diminuto completo ele deveria ter a última terça menor
Tétrades do campo harmônico de Lá menor
As tétrades do campo harmônico menor são bem diferentes do campo harmônico maior, pois são adicionados o acorde diminuto e aumentado.
SOL# LA SI DÓ RÉ MI FA
MI FA SOL# LA SI DO RÉ
DO RÉ MI FA SOL# LA SI
LA SI DO RÉ MI FA SOL#
Am7+ Bm5-/7 C5+ Dm7 E7 F7+ G#°
Nomes:
Am7 +: Lá menor com sétima maior, pois a última terça é maior.
Bm5-/7: Si menor com sétima menor e quinta diminuta (si meio diminuto)
C5 +: Dó maior com quinta aumentada e sétima maior, pois a última terça é maior.
Dm7: Ré menor com sétima menor, pois a última terça é menor
E7: Mi maior com sétima menor, pois a última terça é menor
F7+: fá maior com sétima maior, pois a última terça é maior
G#°: Sol sustenido diminuto, pois nesse acorde existem três terças menores superpostas.
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