top of page

Gêneros musicais pelo mundo



Este texto irá abordar de maneira panorâmica alguns géneros e características musicais mais marcantes do mundo. É praticamente impossível em um artigo se ter de maneira profunda uma ideia de todos os gêneros musicais no mundo, mas podemos vislumbrar como a música acontece no mundo, quais suas principais motivações.

Infelizmente a música mundial, mesmo com o advento da tecnologia da informação não é cultuada de forma democrática, pois aparece mais as músicas que possuem mais investimento. Neste sentido, as músicas mais ouvidas estão atreladas a uma imensa propaganda com interesses mais econômicos que culturais.

No entanto, quem quer sair de lugares comuns promovidos por grandes instrumentos midiáticos, a solução é começar uma pesquisa pessoal utilizando a internet de maneira menos alienante e alienada. Ou seja, não absorvendo somente o que está na “moda”, musicalmente falando.

Propaganda ou cultura

Para a pesquisa sobre gêneros musicais relacionada ao seu conceito, é sempre bom separar o que é propaganda e o que é real. Assim, existem muitas tabelas musicais feitas por encomenda de grandes grupos da indústria cultural que na verdade são mais propagandas do que conhecimento verdadeiro da cultura mundial.

Os grandes sites do ranking musical como o Last Fm e o All-music apontam, obviamente, que as músicas mais escutadas são na maioria norte-americanas.

Neste sentido, na relação das músicas mais ouvidas estão: Rock, Folk, Pop. Electronic, Country, Hip-hop, Rhythm and Blues (R & B), Jazz, Blues, Hardcore e latin ( cifragem que inclui toda a música de influência Latina).

Gênero musicais

O conceito de gênero musical está relacionado com a maneira de classificar e categorizar uma quantidade de música de acordo com suas semelhanças, fato que exige muita pesquisa e aprofundamento complexo da musicologia e da etnomusicologia.

Dentro dessas categorias estão instrumentação, função, estrutura e texto. A instrumentação refere-se aos instrumentos musicais utilizados em cada estilo musical.

Por outro lado, a função musical está relacionada com a utilidade da música. Por exemplo, se a música é um prelúdio ela tem a função de começar uma cerimônia ou outra forma musical.

No entanto, ela pode também ter funções ritualísticas para passar uma mensagem religiosa, ou para estruturar um ritual com no caso da música de candomblé e músicas de povos originários.

Outras categorias de classificação das músicas estão ligadas ao seu texto, ou seja, aos versos cantados. Neste sentido entram categorias como: texto sacro, profano, romântico, idílico e outros.

Além disso, na classificação de gêneros entram fatores como contextualização ligadas a contextos urbanos ou rurais e ainda estruturais se são músicas repetitivas, lineares ou segmentadas. No entanto, são analisados muitos outros fatores como geográficos, cronológicos e etnográficos.

Samba

O samba é um gênero musical originário do Rio de Janeiro nas comunidades afro-brasileiras urbanas e cronologicamente ele surgiu no início do século XX. O contexto do Samba é relacionado com os batuques de roda e recebeu muita influência do maxixe.

O primeiro samba a ser divulgado de forma maciça pelo rádio foi “ Pelo Telefone'' do compositor Donga em 1917. Outros sambistas que se tornaram reconhecidos nacionalmente foram Pixinguinha e Ismael Silva e Noel Rosa no início do século XX até meados deste século.



Aos poucos o samba foi perdendo a característica que o aproximava do maxixe e foi se tornando mais sincopado por volta de 1950, nomes como Cartola, Martinho da Vila já são representantes de um samba mais sincopado. Na sua evolução esse gênero se ampliou e surgiram muitos sub gêneros como: Samba de breque, partido alto, samba-enredo, e muitos outros.


Rock

Este gênero musical se tornou conhecido em 1950. No entanto, ele foi tocado em comunidades negras nos EUA já em 1920. Neste sentido é creditado o primeiro rock à mulher negra estadunidense Roseta Nubin, conhecida como Sister Rosetta Tharpe, ela foi uma das primeiras mulheres negras a tocar guitarra.



Outros precursores do rock foram Chuck Berry, Little Richard e Fats Domino. O rock foi influenciado por outros gêneros musicais norte americano como o blues, jazz, country, rhythm and blues, folk e até música clássica.

No entanto o gênero rock hoje é muito extenso e agrega muitos outros estilos como o heavy metal, hard rock, rock progressivo, punk rock. Nos anos oitenta surgiu o new wave, o punk hardcore e nos anos 90 o grunge, britpop e indie rock.

Reggae

Este estilo se consolidou na Jamaica em 1960 e foi influenciado principalmente pelo Ska. Vale lembrar que no Brasil este gênero é muito forte no Maranhão. Outro estilo que influenciou o reggae foi o rocksteady. O reggae em sua estrutura rítmica se constitui basicamente em acentos nos tempos fracos dos compassos denominados por Skank, o seu maior divulgador e uma das figuras mais representativas deste gênero foi o cantor e compositor Bob Marley.

O próprio Bob Marley revelou que o nome reggae está ligado à palavra rei, em um sentido religioso significaria música para o rei.

No entanto, como grande parte da música latina o reggae recebeu muita influência da musicalidade africana e afro caribenha. A propósito, a música faz parte da cultura e religião rastafári e tem um grande apelo de crítica social.

Artistas mais conhecidos: Peter Tosh, Jimmy Cliff, Ziggy Marley, Bunny Wailer e outros muitos.



Gêneros da música árabe

Basicamente, a música árabe enfatiza a melodia e o ritmo e em seu sistema musical possui 24 quartos de tons. Para se ter uma ideia do quarto de tom é ideal uma comparação com a música ocidental.

Neste sentido, a música ocidental que basicamente faz parte da cultura brasileira é dividida em tons e semitons e raramente utilizamos quarto de tons, isso pode acontecer em algumas músicas eletrônicas ou eletroacústica.

Por esse fator a música árabe soa um tanto estranha aos nossos ouvidos na sua característica melódica. Porém, como ela possui ritmos contagiantes, logo ela é aceita e assimilada.

Os instrumentos mais conhecidos da música árabe são: Oud, Kamarija, Arghul, Bendi, Crótalos e outros. Por outro lado o seus ritmos e gêneros mais conhecidos são: Malfuf, Ayub ( egito, Turquia), fallahi, Saudi ( Golfo Pérsico), karachi ( Paquistão e norte da África) e said ( Egito).

China

A música chinesa folclórica está conectada à filosofia, à ideologia e à religião. Seus instrumentos principais são a flauta, sheng, gongo, sinos e o erhu. A estrutura de sua música é um conjunto de 12 notas divididas em escalas pentatônicas.

A música chinesa possui um simbolismo filosófico e religioso em que a música estabelece um equilíbrio entre o céu e a terra. Neste sentido, o céu corresponde aos sons agudos e a terra aos sons graves fortes e poderosos.

Vale lembrar que esta concepção é a concepção da música antiga chinesa mas que de certa maneira influi no pensamento musical e cultural atual.

Música cubana- Bolero

O bolero é um gênero que influenciou toda a música da América latina incluindo o Brasil. No entanto, esse gênero nasceu em Cuba e logo influenciou a canção romântica mexicana.

Os países onde se propagou estes gêneros foram: Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Venezuela, Uruguai, Argentina e Brasil.

Este gênero se consolidou e se propagou por meio do compositor cubano José Sanches e influenciou outros gêneros musicais como, o samba canção no Brasil, o mambo, chá-chá-chá e a salsa. O bolero mexicano mais famoso é a música Bèsame Mucho eternizado na voz de Consuelo Velásquez em 1941.

Tango

Este gênero musical é originário de dois países próximos ao rio da Prata, Argentina e Uruguai. Foi um gênero urbano surgido em Montevidéu e Buenos Aires e influenciado pela habanera toda em prostíbulos de Buenos Aires. O tango surgiu nos finais de do século XIX e sua instrumentação era violino, flauta e violino. Posteriormente, em 1900 foi incluído o bandoneon, um tipo de sanfona pequena de origem alemã.

Principais compositores: Ángel Villoldo, Aníbal Troilo e outros.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page