Nesta parte da harmonia funcional estudaremos o tom menor mais detalhadamente. Vale lembrar que o tom menor é formado por três tipos de escalas: escala natural, melódica e harmônica.
Contudo, para fins de iniciação utilizaremos somente a escala menor harmônica.
A escala menor harmônica se configura da seguinte maneira:
Exemplo no tom de Am:
lá, si, dó, ré, mi fa sol# la
Campo harmônico:
Am Bm5-/7 C5+ Dm E F G#
I II IIi IV V VI VII
Vizinhos de quinta – primeira lei tonal
Os vizinhos de quinta dão origem à primeira lei tonal, que se divide em três acordes e funções.
Exemplo:
Am (T) – Acorde de tônica (T) que tem função de repouso
Dm (S) – Acorde de subdominante (S) com função de movimento de afastamento
E (D)– Acorde de dominante (D) com função de movimento de aproximação (preparação)
A denominação vizinho de quinta se origina do intervalo de quinta que separa estes acordes. Exemplo:
Dm Am E
ré fa 3º Lá dó 3º mi sol# si
S T D
Exemplo de sequência harmônica na primeira lei:
Am ] Dm ] E ] Am
T S D T
Estes acordes estão nas seguintes ordens de funcionalidade;
Repouso ] movimento de afastamento ] movimento de aproximação ] repouso
T S D T
Segunda lei tonal
A segunda lei tonal estuda os vizinhos de terça. Ou seja, os acordes que estão em uma relação de terça de um para outro.
Os acordes vizinhos de terça são chamados de relativos e anti-relativos
Em um tom de Am o acorde de Am é o acorde de tônica e seus vizinhos de terça são C e F
F Am C
fa La do mi sol
Am – la do mi: Tônica
C – dó mi sol: Tônica relativa
F – Fá lá dó: Tônica anti-relativa
Função de tônica e seu relativo e anti-relativo
Sequência harmônica somente com função de repouso:
Am ] Am] C ] C] F ] F ]
Função de subdominante seus vizinhos de terça. Relativo e anti-relativo.
Dm
si ré fá lá dó
Bm5-/7 F
Sequência com repouso e movimento de afastamento
Am ] Am ] Dm ] F ] Bm5-/7
Repouso Movimento de afastamento
Função de dominante e seus vizinhos de terça. Relativos e anti-relativos
E
do mi sol# si ré
C5+ G#º ( diminuto)
Sequência com as funções de repouso, movimento de afastamento e movimento de aproximação
Quando se utiliza todas as funções e todos os relativos a sequência irá determinar regiões de diferentes funções.
Neste sentido eu posso ter três acordes para repouso, três para movimento de afastamento e três para movimento de aproximação.
Exemplo:
Am ] C ] F ] Dm ] F ] Bm5-/7 ] E ] G#º ] C5+ ]
Repouso Movimento Movimento
de afastamento de aproximação
Vale lembrar que sempre depois do movimento de aproximação precisa vir o repouso de novo, formando um ciclo cadencial.
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