Para termos uma definição sobre música, podemos vê-la como a arte de manipular os sons e o silêncio de forma organizada por um período de tempo. Portanto, a música é uma arte estritamente temporal.
No entanto, quando tratamos da origem da música, ela remonta à origem da civilização. Neste sentido, podemos ver nas pinturas rupestres, o homem primitivo tocando seus instrumentos rudimentares, com ossos furados de animais, o que era uma espécie de flauta primordial.
Posteriormente outras civilizações trouxeram a música em sua amplitude mística, utilitária, artística e até moral. A civilização chinesa, por exemplo, relacionava as suas escalas, basicamente pentatônicas, ao modelo social e político da sociedade e ao equilíbrio entre o céu.
Elementos do som
A iniciação musical requer o aprendizado de alguns elementos da música e do som. Neste sentido, em relação à linguagem musical temos três elementos musicais:
· Melodia: Sucessão de sons musicais combinados
· Ritmo: Duração e acentuação dos sons a das pausas
· Harmonia: Combinação dos sons simultâneos.
As propriedades do som
As propriedades do som são as características dos sons, ou seja, o que faz um som se diferenciar em relação a outros.
· Duração: Propriedade relacionada com a extensão do som, o som pode ser curto ou longo.
· Altura: Propriedade relacionada com a frequência sonora, assim, os sons podem ser graves (grosso) ou agudos (fino)
· Timbre: Propriedade relacionada com a fonte sonora, o que nos faz diferenciar o som de acordo com sua fonte sonora, se ele veio de um violino, ou de um piano, por exemplo.
· Intensidade: Propriedade relacionada com a força do impulso sonoro, neste caso o som pode ser forte ou fraco.
Melodia – pequena história e definições
A melodia é um elemento da música, que é definida pela sucessão de notas, ou seja, as notas acontecem de modo consecutivo. A música melódica é anterior à música de notas simultâneas. Neste sentido, a música se organizou, primeiramente, de forma consecutiva.
Em relação às formas musicais oriundas da Grécia antiga, e de civilizações anteriores se sabe muito pouco, pelo fato de não existirem muitos registros da música escrita. Porém, sabemos que a princípio os sons da escala diatônica, já estavam fundamentados nas teorias de Pitágoras. Posteriormente, a música grega foi sistematizada em várias escalas modais. Cada escala tinha um significado ético, uns eram para o encorajamento da guerra, outras para contemplação etc.
Hoje se define melodia como um elemento da música fundamentado na sucessão de notas musicais. Portanto, o sistema melódico da música é também fundamentado nas escalas. As escalas principais são as escalas diatônicas maiores e menores.
A primeira escala que precisamos estudar para a compreensão do conceito de melodia é a escala diatônica de dó maior. A escala diatônica é dividida em tom e semitom, o tom é um intervalo maior entre as notas e o semitom um intervalo menor entre as notas.
Do tom Ré tom MI semitom Fá Tom Sol Tom Lá Tom Si Semitom Do
Do Ré Mi Fá Sol La Si Do
1 2 3 4 5 6 7 8
Podemos compor variações como:
Dó Sol Fá Mi Ré
1 5 4 3 2
Nestas variações podem acontecer notas conjuntas como Dó Ré Dó Ré Mi Fá Mi
1 2 1 2 3 4 3
Ou saltos como: Do Sol Mi La
1 5 3 6
Ritmo musical – Pequena história e definições
O ritmo é um elemento musical que está relacionado com a duração dos sons e dos silêncios. Portanto, esse elemento nasceu junto com a concepção musical e humana, na observação dos padrões constantes na natureza e no corpo humano.
Neste sentido, podemos dizer que o ritmo nasceu da observação dos batimentos cardíacos, movimento da terra, fluxos da maré, etc.
Para entendermos o ritmo musical, é preciso vê-lo como padrões sonoros, estes são repetidos ao longo de uma melodia. Portanto, esses padrões estão relacionados com o pulso dos compassos, que são estruturas que organizam o ritmo.
A princípio, existem três tipos de compassos simples:
· Binário: [1 2] – A pulsação forte recai sobre o primeiro tempo
· Ternário: [1 2 3]- A pulsação forte recai sobre o primeiro tempo
· Quaternário: [1 2 3 4] – A pulsação forte recai sobre o primeiro tempo, e uma mezzo forte sobre o terceiro tempo.
Harmonia
A harmonia é um conceito muito abrangente e complexo, pois ela está relacionada com elementos da estética e equilíbrio. Portanto, quando tratamos de linguagem musical, a harmonia está relacionada com os sons simultâneos, ou seja, que acontecem ao mesmo tempo.
Neste sentido a harmonia difere da melodia, por apresentar a simultaneidade dos sons enquanto a melodia está relacionada com a sucessão dos sons.
No entanto, no período histórico compreendido entre fins da renascença e fins do século XIX foi onde se desenvolveu ao máximo o conceito de harmonia. Neste sentido, após a renascença, as composições musicais se tornaram mais verticais, ou seja, com mais presença de sons simultâneos.
Desta forma, a música se diferenciou ao sistema puramente melódico da idade média e ao sistema polifônico da renascença.
Comments