A Afasia é um distúrbio que afeta a capacidade comunicativa do ser humano, sua causa é diversa, indo desde um acidente vascular cerebral (AVC) até traumas psíquicos ligados a vivências negativas.
Primeiramente, na musicoterapia é importante o trabalho com a expressão sonora vocal do paciente, como um canal de comunicação. Porém, essa expressão sonora vocal não é a única que precisa ser trabalhada, ela é parte de um todo dentro dos recursos da musicoterapia.
Neste sentido, a utilização de instrumentos musicais como a percussão elementar e outros de origem folclórica são complementares à utilização da expressão sonora vocal. Vale lembrar que estes instrumentos podem ser adaptados aos problemas físicos que podem acompanhar o quadro de afasia.
Sintomas de afasia
A afasia se configura como possível sequela de processos inflamatórios, neoplásicos, traumáticos e tóxicos, Estas sequelas afetam áreas corticais e subcorticais do hemisfério dominante, relacionados com as funções linguísticas.
A pessoa com afasia é afetada psicologicamente em sua sensação de unidade existencial e de continuidade. Neste sentido este sintoma aparece como interrupção desta sensação.
Vale lembrar que no tratamento musicoterápico de afasia é imprescindível o apoio e a interação familiar.
A manifestação da afasia se dá por meio dos transtornos de expressão e da recepção do código simbólico da linguagem falada ou escrita.
A manifestação da afasia de forma pura é pouco frequente, segundo a prática clínica. Neste sentido ela se manifesta coligada com outros sintomas como:
Transtorno das atividades cognitivas
Transtorno na expressão gestual intencional
Afeta as atividades da vida diária: vestir-se e mover-se
Altera o senso de percepção
A atuação da musicoterapia
A princípio o ponto fundamental da musicoterapia para o tratamento da afasia é a aquisição da individualização. neste sentido, é necessário um trabalho de regressão psíquica para os estágios da aquisição da individualidade e a posterior aquisição da linguagem.
No desenvolvimento humano a aquisição da individualidade, não se dá sem simbiose. Ou seja, o ser humano aprende a ser um “eu” por meio da interação social. Assim, todo o processo de individualização tem uma formação que se dá primeiramente no plano corporal.
No processo de desenvolvimento da aquisição da personalidade a aquisição da palavra é considerada pela psicologia como um marco fundamental.
No entanto, essa aquisição está intrinsecamente conectada com o aparelho psíquico em sua totalidade que envolve movimentos corporais e sons não verbais.
Neste sentido é impossível negar a influência dos transtornos verbais no aparelho psíquico. Para a musicoterapia o ser humano é visto de maneira holística, não se separa o sintoma ligado a comunicação com o resto do corpo.
Desta forma, o musicoterapeuta utiliza a linguagem corpóreo-sonoro-musical nos processos terapêuticos. Por meio da criatividade a musicoterapia permite o autoconhecimento envolvendo o paciente em uma ideia totalizante de espaço corpóreo-sonoro-musical compartilhado.
Por outro lado, a musicoterapia também oferece exercícios específicos relacionados com a linguagem verbal e não-verbal.
Características da afasia e hemisfério cerebral
Basicamente, os dois hemisférios cerebrais têm funções bastante diferentes. A princípio, na maioria das pessoas, o hemisfério esquerdo tem um papel preponderante na linguagem.
Por outro lado, o hemisfério direito tem funções especializadas, cujo interesse é recente nas pesquisas neurológicas.
Podemos ver um quadro comparativo entre o hemisfério esquerdo (dominante) e o hemisfério direito (hemisfério menor)
Hemisfério dominante
Hemisfério menor
Conexão com a consciência
Não há tal conexão
Verbal
Quase não verbal
Descrição linguística
Musical
Ideativo
Sentido pictórico e de formas
Semelhanças conceituais
Semelhanças visuais
Análise ao longo do tempo
Síntese ao longo do tempo
Análise de detalhe
Holístico- imagens
Aritmético e computador
Geométrico e espacial
Vale lembrar que a partir dessas determinações genéticas, existe a possibilidade por meio do aprendizado e de ações terapêuticas da transferência de funções e aptidões de um hemisfério a outro.
Segundo J. Eccles o aprendizado substitui a herança no desenvolvimento da participação hemisférica da função.
Neste sentido a musicoterapia se aproxima das manifestações corpóreo-sonoro-musical, trabalhando de forma holística em direção à identidade sonora de cada paciente.
Tipos de afasias
A musicoterapia considera o estudo do complexo som-ser humano como fundamental para o tratamento da afasia. Neste sentido, o tratamento musicoterapêutico aponta para a recuperação do paciente com transtornos da linguagem e da comunicação em geral.
Incluem-se nesse aporte comunicativo as agnosias auditivas e corporais. Assim existem dois tipos de afasias que se incluem nesse amplo espectro a expressiva e a receptiva.
Afasia expressiva: O paciente tem dificuldades com a expressão verbal. Esta afasia está relacionada com a afasia motriz, afasia motora eferente e síndrome de desintegração fonética.
Afasia receptiva: Perda de memória das imagens auditivas da palavra. A característica desse sintoma é a perda de compreensão da linguagem.
Síntese do tratamento musicoterapêutico de afasias
Basicamente, são diversos os objetivos terapêuticos da musicoterapia. Um grupo desses objetivos está relacionado com a percepção e expressão de emoções.
Neste sentido, o dr Rolando Benenzon, um dos mais importantes pesquisadores dessa práxis, afirma que “a musicoterapia é uma técnica de comunicação que utiliza o som, a música e o movimento como objetos intermediários; e que esses elementos pré-verbais e não-verbais permitem retroceder a comunicação e estados
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